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Perspectivas de 2024 para seu e-commerce: seu negócio e tendências de tecnologia.

2024 chegou e sabemos que esse é um período de avaliar o ano que passou e montar planejamento e estratégias para o novo ano. Hora de estabelecer as metas do seu negócios e planos para crescer e vender mais, certo?! 

Para isso, preparamos um compilado de informações com as principais tendências e perspectivas do e-commerce para o ano que está começando para te ajudar.

Antes de tudo precisamos pontuar que essas tendências são pautadas na mudança de comportamento do consumidor, por isso é tão importante que sua marca repense as estratégias e avalie sempre se está de acordo com as novas expectativas do seu público. 

O padrão e formato de consumo no Brasil passou por uma mudança brusca durante a pandemia, migrando grande parte das compras para o formato online. Além disso, tivemos muitos outros comportamentos que mudaram como o crescimento do mercado de influências e mídias sociais, que também tem gerado um grande impacto no estilo de compra do brasileiro. 

De acordo com o relatório da Global Payments Report, divulgado pela Worldpay, as vendas de e-commerce no Brasil devem alcançar 95% até o ano de 2025. Esse é um dado muito representativo e reflete o crescimento já percebido dos meios digitais. 

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box buscou entender as razões pelas quais esse crescimento será tão significativo em 2024 e estabeleceu algumas vantagens que o cliente enxerga no varejo online, que são importantes para os empreendedores se atentarem. São elas:

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Além dessas razões para a preferência do usuário nas compras em e-commerce, também compilamos algumas tendências de consumo que cresceram em 2023 e tem expectativa de crescimento para o novo ano. 

Lembrando que muitas delas poderão te auxiliar nas estratégias para vender mais e crescer muito nesse novo ano, então já prepare papel e caneta ou o bloco online para colocar nas suas metas e planejamento de 2024.

1) Omnicanalidade

Essa é uma tendência que já é realidade em várias empresas no Brasil e tem crescido muito, por conta da mudança de comportamento das necessidades do consumidor. A Omnicanalidade nada mais é do que a presença e atendimento ao cliente em multicanais de forma integrada. 

De acordo com essa mesma pesquisa da Opinion Box, 46% dos consumidores preferem a compra online, mas, em contrapartida, 36% dos entrevistados não abrem mão de um formato (físico ou online) em detrimento do outro. Por conta disso, a presença em multicanais é tão importante para a satisfação do público.

Além disso, essa pesquisa mostrou que 77% dos consumidores responderam que gostam quando a loja física e a loja online estão integradas. Essa experiência gera mais facilidade para o consumidor, por isso é uma tendência que veio para ficar e tem crescido muito entre os varejistas. A “facilidade” e “atendimento rápido” irão aparecer em grandes tendências de 2024, fiquem atentos! 

Um ponto importante para ressaltarmos aqui é: Para ser ominichanel, seu negócio precisa integrar as duas experiências (virtual e física), não basta apenas ter múltiplos canais. O foco é que o cliente consiga realizar sua compra de forma mais eficiente e facilitada por essa integração.

2) Agregar as “IA’s” no seu negócio

2023 foi o ano delas… Das Inteligências Artificiais. Foi um ano em que vimos a potência dessa nova tecnologia e as facilidades que ela pode trazer para os negócios, inclusive para o e-commerce. 

Essa tecnologia pode te ajudar em diversos fatores e garantir mais agilidade no atendimento e processos da empresa, mais assertividade nos dados e na sua organização. Além disso, você pode aproveitá-la para: 

  • Ter ideias de criativos e campanhas pagas para os canais digitais;
  • Ideias de criação de conteúdo para as redes sociais;
  • Automatização de atendimento ao cliente.

 

Aqui nesse ponto, cabe ressaltar que a IA é uma excelente estratégia para te auxiliar, mas use com moderação! O uso excessivo e a robotização de atendimento e conteúdo não funciona e tem gerado experiências ruins com os clientes. Portanto, explore essa oportunidade com cautela e adeque sempre ao seu posicionamento de marca, com atendimentos mais ágeis, mas sem tirar sua humanização, personalização e resolubilidade.

Ressaltamos que acreditamos que a tecnologia e as inteligências artificiais vieram para acrescentar e escalonar, não para substituir os pontos positivos e importantes que já criamos com nossos consumidores.

3) Hiperpersonalização

Essa é uma tendência que tem crescido muito pós-pandemia, visto que os consumidores estão ficando mais exigentes quanto a experiência, desde o primeiro contato com a marca até a compra. Ainda de acordo com a pesquisa da Opinion Box, 72% dos consumidores preferem e gostam mais de empresas que os reconheçam como indivíduos únicos. Portanto, se atente aos detalhes e essa experiência personificada. 

É importante salientar que podemos utilizar a hiperpersonalização mesmo com o uso de tecnologias, inclusive esse é um ponto magnífico para otimizar ainda mais o contato com o seu cliente. Você pode utilizar dados no seu site para tornar a compra e experiência do cliente ainda mais personalizada, com oferta de produtos que você sabe que faz sentido para ele. 

Assim, você pode utilizar técnicas de venda como o “cross-selling”, apresentando produtos relacionados ao que está no carrinho do seu cliente para aumentar o ticket médio de compra dele. 

Além disso, aproveite essas informações para estratégias de marketing, como mensagens e emails personalizados, ofertas e cupons personalizados. Dessa forma, você consegue personalizar e aumentar a escala, assim como sua eficiência e vendas!

4) Social Commerce e Mobile Commerce

Essas são tendências que crescem a cada dia mais. O Social Commerce nada mais é que a venda de produtos, pesquisa e contato com as marcas através das redes sociais. Nós sabemos que essas mídias tem ganhado muito espaço, principalmente quando falamos do mercado de influência. 

A partir de informações da Opinion Box, 65% das pessoas buscam produtos ou referências de marcas nas redes sociais antes de realizarem as compras e cerca de 35% delas realizam as compras diretamente por esses canais. 

Portanto, as empresas e negócios que possuem e-commerce que não estão presentes nas redes sociais, estão deixando dinheiro e oportunidades na mesa. Nosso conselho para 2024 é: monte estratégias e planejamento para as mídias sociais. 

Outro ponto muito importante aqui é o Mobile Commerce, que se refere ao comportamento das compras online através do celular. Esse formato cresce muito nos últimos anos e hoje, já está ultrapassando as compras online realizadas pelo computador. 

Com isso, ressaltamos que é imprescindível para 2024 que o seu e-commerce esteja adaptado para as experiências em celular – modo responsivo.

5) Serviços de entrega mais acessíveis e entrega rápida

O preço do frete é um dos grandes fatores que influenciam no abandono de carrinho, preços abusivos fazem com que os clientes desistam da compra. Portanto, preços mais acessíveis ou frete grátis são pontos importantes e que definem a escolha do seu público.

Para isso, a Conectenvios consegue te ajudar. Através da nossa plataforma você tem preços reduzidos nos seus envios. A economia chega até 80% em relação aos preços de cotação direta com as transportadoras. Com os valores reduzidos você consegue trazer uma grande vantagem para o seu consumidor. 

Nossa plataforma é gratuita, seu cadastro também! Então aproveite e venha fazer seus envios com a gente.

Além disso, você faz todas as cotações diretamente pela plataforma, de forma bem intuitiva e simples: é só inserir as informações de pacote e local de origem/destino, depois você já escolhe a melhor opção por lá, faz o pagamento e suas etiquetas são geradas prontinhas para o envio. Agora é só deixar em alguma agência ou nos nossos pontos de coleta!

Outro ponto importante para os consumidores tem sido a agilidade na entrega. Esse prazo conta com algo importante para eles de acordo com a pesquisa. Portanto, uma plataforma que agiliza a geração de etiquetas e preparo dos envios pode acelerar esse processo para você!

6) Uso da realidade aumentada

O uso da tecnologia de realidade aumentada também é uma tendência para 2024. Algumas empresas já utilizam dos provadores online para que o consumidor consiga fazer uma compra mais assertiva. Com ela é possível gerar interações virtuais que ajudam também no processo de decisão de compra. 

Essa é uma ótima opção para experiências omnichanel também! Algumas empresas utilizam dessa tecnologia nas lojas físicas para que o público não precise experimentar a roupa ou para indicar peças complementares que combinam com o que o cliente está comprando.

7) Pagamento por PIX

Outra tendência para 2024 que é bem fácil de aplicar é a disponibilidade de pagamento por PIX. Parece simples, mas essa tem sido uma escolha bem utilizada pelos consumidores para agilizar o processo de fechamento do pedido e envio da encomenda, ou seja, mais uma vez a agilidade e praticidade contam como ponto importante para o público.

Um dado que refletiu esse comportamento foi a Black Friday de 2023, em que 30,7% das compras feitas online em e-commerce foram realizadas pelo meio de pagamento PIX. Esse número cresceu muito, inclusive quando comparado com os boletos e cartões de débito.

Além do mais, algumas lojas virtuais aproveitam o pagamento por pix para disponibilizar descontos exclusivos. Por conta disso, o cliente opta também por essa opção. Portanto, aproveite esse formato, que faz diferença para o seu consumidor e é uma ação simples de adaptar.

8) Gestão logística eficiente e integrada

Mais uma vez a integração faz a diferença para a experiência do consumidor e tendências que irão ajudar seu e-commerce a vender mais! A gestão de logística de entrega, por exemplo, você pode despreocupar e deixar com a Conectenvios! Nós cuidados dos seus envios. 

Você gera sua etiqueta (de forma simples, rápida e facilitada) entrega o produto e a gente cuida do resto. Para facilitar ainda mais, você que tem um e-commerce, nós possuímos integrações com as diversas plataformas (woocommerce, loja integrada, bling, etc) que facilita ainda mais os envios de encomendas. Fazemos a integração diretamente com o fechamento do carrinho, através da escolha do cliente, a partir disso as etiquetas já são geradas.

Tem um e-commerce? Conheça e saiba mais sobre todas nossas integrações aqui.

Para trocas, devoluções e controle de estoque, essa gestão de logística conta muito porque pode gerar uma experiência dificultada ou lenta para o seu cliente, quando não funciona bem. 

Então lembre-se disso para que seu ano de 2024 seja maravilhoso em vendas e conexão com o seu cliente. 

Nesse novo ano, não perca mais nem um dia de vendas no seu negócio!

Gostou das informações que compilamos por aqui?!

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