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O que fazer em casos de roubo, extravio ou avaria?

Saber como agir quando algo acontece, é fundamental. Por isso vamos explicar como funciona o processo de indenização de acordo com a política de cada transportadora parceira.

Após a compra, seus clientes já ficam ansiosos para receber o pedido, certo? Você quer garantir que ele tenha a melhor experiência possível! Mas entendemos que imprevistos podem ocorrer durante o transporte.

Portanto, é imperativo que você saiba o que fazer no caso de uma remessa ser violada, danificada ou perdida.

Vale lembrar que a Conectenvios não interfere no serviço de frete em si, ou seja, em nenhum momento entraremos em contato direto com você sobre seu pedido.

O que fazemos é intermediar entre você e a transportadora na hora de assinar o contrato de frete, oferecendo as melhores condições.

A responsabilidade pela entrega e guarda do seu pedido é exclusivamente da transportadora que você escolher. No entanto, oferecemos suporte total para envios gerados em nossa plataforma.

O que é valor declarado?

O valor declarado é o seguro da sua encomenda durante o transporte, por isso, ele deve corresponder ao valor do produto que você está enviando.

Com base no valor segurado, é feito o pagamento de indenizações em caso de furto, roubo, avaria ou extravio.

O pagamento das indenizações é de responsabilidade da transportadora escolhida. E os valores são pagos de acordo com a política de cada uma, vamos te contar cada uma dessas condições ao longo do texto.

Atraso ou extravio?

Todas as etiquetas de envio geradas através da Conectenvios possuem um código de rastreamento. Com ele, é possível acompanhar todas as etapas da entrega do pedido.

Geralmente, os casos de extravio são descobertos pela própria transportadora.

No entanto, caso perceba grandes atrasos ou pausas atípicas no processo de envio, você deve entrar em contato com nossa equipe de suporte (canal de atendimento oficial da Conectenvios) para que possamos notificar a transportadora responsável pelo envio e saber o ocorrido.

O que fazer quando se deparar com algum status de avaria, extravio ou roubo?

Ao enviar com qualquer transportadora, o ideal é que você instrua o cliente a abrir o pacote na frente do entregador e indicar quaisquer discrepâncias (falhas, violações ou quaisquer sinais de danos) no momento da entrega.

Esta informação deve ser incluída na mensagem de confirmação da postagem junto com o código de rastreamento.

Veja abaixo como enviar com cada uma das melhores transportadoras parceiras:

Correios

Objeto avariado pelos Correios

Os Correios não aceitam pedido de indenização por avarias após a entrega do pacote. Por isso, é importante que o cliente não aceite a encomenda caso esteja avariada ou violada.

Problemas de avaria nos Correios podem ser resolvidos de duas formas:

  1. O cliente identifica o defeito no ato da entrega e recusa o pacote;
  2. Os próprios Correios identificam a avaria antes do pacote sair para entrega.

Caso a empresa reconheça que a encomenda foi avariada durante o trajeto de entrega, o pacote será encaminhado para a agência mais próxima ao local de destino. O cliente será informado e precisará ir até a unidade para decidir se aceita ou não o objeto.

Se não aceitar o pacote, será necessário realizar a recusa formal e lavrar o documento de auto de irregularidade. 

O prazo para a indenização nessas situações é de 30 a 60 dias, a contar da data de registro nos Correios, podendo sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor da indenização será depositado na Carteira do remetente (pessoa que gerou o envio) e poderá ser transferido para sua conta bancária. 

Cabe ao remetente (lojista) entrar em contato com o destinatário (cliente) e acertar a melhor maneira de compensá-lo pelo transtorno.

Objeto roubado nos Correios

Os Correios consideram a possibilidade de roubo de um objeto apenas se ele receber o status objeto roubado no rastreamento.

Após a atualização de roubo de encomenda, a transportadora conta com os seguintes prazos para apresentar novas movimentações de rastreamento:

  • SEDEX: 7 dias corridos a contar da sinalização do roubo no rastreamento.
  • PAC: 10 dias corridos a contar da sinalização do roubo no rastreamento.

Após a identificação do sinistro, o rastreamento é atualizado com a informação: solicitação de suspensão de entrega recebida. Isso marca o início das buscas pela carga.

O período de buscas dura 30 dias após a suspensão da entrega e você deve ficar atento a futuras modificações no status.

Isso porque, se o pacote for recuperado, ele retornará para a sua loja e o valor pago pelo frete será indenizado pelos Correios diretamente em sua Carteira.

Caso o pacote não seja recuperado após o período de buscas, o sinistro é confirmado e o processo de indenização é iniciado. Serão ressarcidos o valor pago no frete e também o valor segurado no momento do envio.

O pagamento da indenização pelos Correios levará até 45 dias a contar da confirmação do sinistro, ou seja, da data em que foi finalizado o período de buscas (30 dias contados a partir da suspensão da entrega).

O valor será inserido na sua Carteira assim que recebermos a indenização.

Objeto extraviado no Correios

Para os Correios, o extravio de um envio é considerado apenas nos casos de atraso.

Desse modo, a transportadora estipula um prazo limite para atualizar o status de rastreamento com informações do envio.

  • Para a modalidade SEDEX esse prazo é de até 7 dias corridos, a contar do primeiro dia de atraso ou da última movimentação do pacote
  • Para as modalidades PAC e Mini Envios o prazo é de até 10 dias corridos, contados a partir do primeiro dia de atraso ou da última movimentação no sistema.

Caso o rastreamento seja atualizado dentro do período correspondente para cada modalidade, a encomenda será entregue normalmente ao destinatário.

Se o objeto não tiver novas movimentações dentro deste prazo ou não for localizado no fluxo postal, o rastreamento é atualizado com a informação: solicitação de suspensão de entrega recebida. A partir daí começam as buscas pela carga.

Segue a mesma lógica de casos de roubo, uma busca que leva 30 dias e após caso o objeto não tenha sido encontrato o pagamento da indenização são até 45 dias após a finalização de busca.

O valor será inserido na sua Carteira assim que recebermos a indenização.

Jadlog

Violação de encomenda com a Jadlog

Quando é constatado algum indício de violação na carga, ela deverá ser conferida pelo cliente no momento da entrega.

Caso seja verificada a falta de algum item da nota fiscal na embalagem, o cliente precisará realizar uma ressalva ao entregador, informando a descrição e a quantidade dos itens que estão faltando. Além disso, deve recusar o recebimento da encomenda.

Avaria de encomenda com a Jadlog

Quando a unidade da transportadora constata indício de avaria na carga, o processo é semelhante ao que acontece com o indício de violação: o cliente deve conferir a mercadoria no ato da entrega e realizar uma ressalva ao entregador informando a quantidade e descrição dos itens avariados, além de recusar o recebimento.

Caso a avaria seja constatada após a abertura da embalagem e sem a presença do entregador, a transportadora faz a coleta dos objetos para análise.

Essa coleta pode ser solicitada por até 7 dias corridos após a entrega. Para isso, você deve entrar em contato com o suporte da Conectenvios.

Para que qualquer análise de violação ou avaria possa ser solicitada após o recebimento da encomenda, é fundamental que o seu cliente guarde a embalagem e os produtos recebidos, além de mantê-los no mesmo endereço de entrega.

Importante: a transportadora Jadlog indeniza objetos enviados com nota fiscal, já objetos enviados com declaração de conteúdo não têm seguro coberto por avaria.

pagamento da indenização por violação ou avaria é feito em até 90 dias após a constatação por parte da transportadora.

O valor será inserido na sua Carteira assim que recebermos a indenização.

Objeto Extraviado com a Jadlog

Os envios da Jadlog gerados na plataforma do Melhor Envio recebem monitoramento, o que identifica os extravios e dá início ao processo de indenização automaticamente.

Porém, se através do rastreamento da encomenda você notar um grande atraso ou qualquer movimentação estranha no andamento da sua entrega, entre em contato com o suporte da Conectenvios. Nós iremos investigar e identificar o problema.

É sempre importante lembrar que, no caso das etiquetas de frete geradas com Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, é necessário preencher o valor segurado de acordo com o valor que consta na nota fiscal do produto. Desta forma, esse será o teto da indenização da encomenda.

Para envios realizados com a Declaração de Conteúdo, existe o limite de R$1.500,00 para indenização em casos de extravio.

O pagamento da indenização é realizado em torno de 90 dias após a transportadora confirmar a ocorrência. O valor será inserido na sua Carteira assim que recebermos a indenização.

Azul Cargo Express

Avaria de encomenda com a Azul Cargo Express

A transportadora Azul Cargo Express aceita solicitação de indenização por avaria em até 7 dias corridos após a entrega da encomenda

Para isso, você deve pedir que o seu cliente envie fotos dos objetos e guarde tanto os produtos quanto a embalagem para possível avaliação da transportadora.

Em seguida, a transportadora irá avaliar se eles serão coletados ou não para realização de análise.

O pagamento da indenização é realizado em até 90 dias após a constatação da avaria por parte da transportadora

O valor será inserido na sua Carteira assim que recebermos a indenização.

Extravio de encomenda com a Azul Cargo Express

Se o remetente suspeitar que a carga foi extraviada (por ausência de movimentação, atraso, etc) é só entrar em contato com o time de atendimento da Conectenvios e reportar o ocorrido. 

Nosso suporte vai te auxiliar com todas as medidas que devem ser tomadas para solucionar o problema com a transportadora (veja como ao final do artigo). 

Mas na maioria dos casos, a própria transportadora constata o extravio, acusa a ocorrência no rastreamento e dá início ao processo de indenização automaticamente. 

Em todos esses casos, o processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência pela transportadora, e o pagamento é feito em até 90 dias. 

Existem ainda os casos de carga parcialmente extraviada. Nesse caso, o lojista tem até 7 dias úteis para entrar em contato com a Conectenvios e avisar sobre o problema. Nosso time, então, vai iniciar as tratativas com a Azul Cargo Express, que tem até 30 dias para fazer a busca do produto. Caso o pacote não seja localizado nesse período, damos início ao processo de indenização, que pode levar até 90 dias para ser finalizado.

O valor será inserido na sua Carteira assim que recebermos a indenização.

Como solicitar indenização

Assim que identificado algum problema ou movimentação suspeita entre em contato com pelo nosso e-mail oficial com o número de rastreio do objeto, atendimento@conectenvios.com.br.

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